Wednesday, January 31, 2007

Composições que não levam nada a lugar nenhum - parte 1

Quero começar uma nova série no blog, a Composições que não levam nada a lugar nenhum. Explicando melhor: pretendo colocar aqui algumas músicas que fizeram muito sucesso no Brasil, mas que se você for observar a letra perceberá que não possuem nenhum
sentido.

Comecemos com o clássico Segura o Tchan, da não menos clássica banda É o Tchan do Brasil, dos célebres cantores Beto Jamaica e Cumpadre Washington (que não estão mais lá, inclusive). Preste bem atenção na letra:

Pau que nasce torto
Nunca se endireita
Menina que requebra
A mãe pega na cabeça
Pau que nasce torto nunca se endireita
Menina que requebra
A mãe pega na cabeça (????????)

Comentário: A mãe pega na cabeça de quem? Da menina? Do homem que nunca se indireita?

Domingo ela não vai
Vai, vai
Domingo ela não vai não
Vai, vai, vai (????)

Comentário: Não vai aonde meu Deus? No forró? Arrasta-pé? Baile?

Segure o tchan
Amarre o tchan
Segure o tchan tchan tchan

Comentário: Perceba que uma estrofe não tem nada a ver com a outra

Tudo que é perfeito a gente pega pelo braço
Joga ela no meio
Mete em cima
Mete em baixo

Comentário: Tudo que é perfeito a gente pega pelo braço (repare o quão poética é essa parte)

Depois de nove meses
Você vê o resultado
Depois de nove meses
Você vê o resultado
Segure o tchan...



Comentário: Lanço aqui o desafio - alguém sabe me dizer do que trata essa música? Isso tem que ser tema de aula de literatura, tal a qualidade da composição.

Uma pena que não consegui achar o autor desta pérola, porque merecia um prêmio pela qualidade da canção. Aguarde, pois já estou reservando novas "preciosidades" para enriquecer ainda mais esta série.

3 comments:

Léo Olmos said...

huahuahuahuahu Gran curti já!

primeiro post que li me animei com a idéia!
vou voltar e escrever lá tb cara

teremos tipo uma "disputa intelectual saudável"

Abração!

Raquel, Augusto e Agatha Drehmer said...

Adoro a discussão de letras de música absurdas!!!

Infelizmente, minha cabeça é cheia de cultura inútil, então vamos lá.

Nos primórdios das loiras barangas rebolativas, o "É o Tchan" chamava "Gerasamba". Teve uma treta com um outro grupo desses e eles tiveram de mudar de nome. O original da letra, então, que era "Esse é o Gerasamba arrebentando no pedaço / Joga lá no meio / Mete em cima, mete embaixo" teve de ser mudado. E eles compuseram a MARAVILHA "Tudo que é perfeito a gente pega pelo braço", mantendo o mesmo final chulo. Que beleza, que poesia!

É bem isso que você colocou mesmo: um monte de frases desconexas. Acho, na verdade, que essas músicas só eram feitas para depois não dizerem que as minas estavam rebolando e descendo na boquinha da garrafa ao som de nada, à toa. E para justificar a presença do Cumpadi Washington no palco, claro.

Quando tive insolação, essa era a música que ficava tocando na minha cabeça enquanto eu tomava soro. Que maldição!

Anonymous said...

A segunda estrofe da música me parece óbvia. Trata-se da elucidação de um coito desprovido de métodos anticoncepcionais.

Já a primeira estrofe cabe análise literária mais profunda. Mas o desafio está em compreender a sintaxe da canção.

O pau nasce torno e nunca se endireita é a menina que vive a requebrar. Na Bahia, o termo "pega na cabeça" é o mesmo que "pegar no pé", "encher o saco", em São Paulo.

Logo, a mãe "pega na cabeça" da menina que vive a requebrar porque ela nunca se endireita.